Pesquisas

2020

Challenges of the COVID-19 pandemic for communities living in informal settlements in Belo Horizonte and Rio de Janeiro: a pilot study

Participação: Pesquisador voluntário

Financiamento: Lancaster University

Coordenado por pesquisadora da Lancaster University (UK), tem por objetivo entender os problemas, estratégias de adaptação e principais desafios que a pandemia COVID-19 trouxe ou agravou de acordo com a perspectiva de representantes das comunidades que habitam assentamentos informais em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Foi traduzido como “Impacto da pandemia COVID-19 em comunidades que habitam assentamentos informais em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro”

2018 - Atual

Design de Aparelhos Auditivos de Baixo Custo e Tecnologia Aberta

Participação: coordenador

Visa o desenvolvimento de aparelhos auditivos baseados em tecnologias abertas (Open Source) voltados inicialmente às necessidades observadas na população infantil de baixa renda no Brasil e em outros países em desenvolvimento, por meio da adoção de princípios de inovação frugal (Frugal Innovation). São envolvidos no projeto quatro grupos de pesquisa localizados no Brasil, Inglaterra e França, que atuarão de forma articulada a partir dos resultados obtidos por pesquisadores brasileiros e ingleses em projeto desenvolvido desde 2016. Espera-se ao final do projeto, além do desenvolvimento de produtos adequados, a compreensão dos processos de design envolvidos e o desenvolvimento de ferramentas e metodologias adequadas para a criação de aparelhos destinados a outros grupos, como adolescentes e adultos. Por fim, espera-se que a articulação entre os grupos de pesquisa permita a formação de uma rede de investigação sobre o tema.


2016 - 2020

Análise do Ciclo de Vida de Produtos Mineiros: Uma análise do ponto de vista ambiental

Participação: Coordenador

Financiamento: FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Visa ampliar a aplicação de princípios de ACV - Análise do Ciclo de Vida em produtos da economia mineira, contribuindo para o desenvolvimento de metodologias e ferramentas de DfS - Design for Sustainbility (Design para Sustentabilidade) adequadas à realidade das indústrias do Estado, em especial das MPEs - micro e pequenas empresas mineiras. Os resultados são alcançados a partir da identificação de elementos para o desenvolvimento de uma abordagem sustentável adequada à realidade local.


2015 - 2018

OPEI – Oficina de Gestão, Empreendedorismo e Inovação

Participação: Pesquisador

A OPEI foi desenvolvida para transpor barreiras institucionais normalmente presentes nas universidades. Trata-se de uma cadeira de abordagem multidisciplinar e transversal, que integra quatro professores de diferentes departamentos, cujo principal objetivo é fomentar o empreendedorismo e a inovação. Neste curso, os alunos aprendem a identificar problemas reais, desenvolver e validar soluções, analisar a viabilidade das ideias e ao final apresentar um protótipo. São objetivos da Oficina: Formar profissionais criativos e determinados que sejam capazes de aplicar seus conhecimentos em problemas reais; Desenvolver habilidades analíticas para criar empreendimentos e inovações voltados para o bem comum e desenvolvimento econômico; Fomentar entre os alunos uma cultura maker, observada em grandes centros de inovação do mundo; Ajudar na criação e desenvolvimento de um ambiente de inovação na UFMG.

2013 - 2015

Promovendo a inovação em Pequenas e Médias empresas moveleiras por meio da melhoria das formas de gestão da produção.

Participação: Coordenador

Financiamento: FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

As pequenas e médias empresas ocupam, no Brasil, posição importante na geração de emprego e renda. A incorporação de novas tecnologias e formas de gestão torna-se, desta forma, relevantes para modernização deste setor econômico, em especial em áreas econômica e socialmente relevantes, como na indústria de móveis. Este projeto de pesquisa busca levantar as reais necessidades em termos de gestão da produção e desenvolvimento de produtos em uma média empresa produtora de móveis residenciais localizada em Contagem, MG. Espera-se que os resultados possam ser úteis para a compreensão das mudanças necessárias à gestão dos processos de produção em empresas similares, contribuindo para o aumento do sucesso destas empresas..

2013 - 2014

Diagnóstico dos sistemas de produção em Pequenas e Médias empresas moveleiras do Polo Moveleiro do Carmo do Cajuru - MG.

Participação: Coordenador

Financiamento: FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

As pequenas e médias empresas ocupam, no Brasil, posição importante na geração de emprego e renda. A incorporação de novas tecnologias e formas de gestão torna-se, desta forma, relevantes para modernização deste setor econômico, em especial em áreas econômica e socialmente relevantes, como na indústria de móveis. Este projeto de extensão tem por objetivo prover empresas do polo moveleiro da cidade de Carmo do Cajuru, no estado de Minas Gerais, de informações relacionadas a áreas de conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção. Este objetivo será alcançado por meio de uma série de palestras oferecidas por professores da UFMG a empresários locais, que serão responsáveis pela introdução dos princípios tratados nas empresas envolvidas. Espera-se que os resultados possam ser úteis para a compreensão das mudanças necessárias à gestão dos processos de produção em empresas similares, contribuindo para o aumento do sucesso destas empresas.


2010 - 2014

Análise do Ciclo de Vida e Design para Sustentabilidade: Aplicação em Produtos Mineiros.

Participação: Coordenador

Este projeto de pesquisa propõe como principal objetivo a aplicação de princípios de ACV - Análise do Ciclo de Vida e D4S - Design for Sustainability, ou Design para Sustentabilidade para melhoria de produtos mineiros, com enfoque especial para produtos típicos da culinária regional (como cachaça, queijo minas, doce de leite e pão de queijo) e produtos artesanais (como os produzidos em pedra sabão). Além da aplicação da ACV e DfS, espera-se com o projeto que seja possível a interação com outros grupos de pesquisa sobre Produção de Base Artesanal, Ecodesign, Processos de Fabricação em Manufatura Avançada e Produção mais Limpa, tornando possível a aplicação de D4S em outras experiências em Minas Gerais.


2009 - Atual

Adequação e aplicação de princípios de D4S (Design for Sustainability) em experiências realizadas no Brasil.

Participação: Coordenador

Financiamento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Este projeto busca identificar formas de intervenção do Design for Sustainability (D4S) em grupos sociais com atividades baseadas em produção artesanal e/ou microempresas no Brasil, especialmente em Minas Gerais, por meio da análise de diferentes experiências já desenvolvidas pelo LIDEP, a partir da contribuição da metodologia aplicada pela Delft University of Technology, Faculty of Industrial Design Engineering, Design for Sustaintability Program em diversos países do mundo. Serão avaliados quatro modelos de intervenção, a partir de exemplos reais estudados, bem como analisadas algumas das implicações destas intervenções. Parte-se do pressuposto que o design oferece formas distintas de ação, que devem variar de acordo com as necessidades do grupo social envolvido. Neste caso, o diagnóstico preciso é tão relevante como a própria intervenção, tratando-se da adequada avaliação da necessidade a ser atendida, não somente em termos de produtos, mas de inovação social em um sentido mais amplo.


2008 - 2011

Ciclo de Vida de produtos cotidianos - AMDA

Participação: Pesquisador

Financiamento: AMDA - Associação Mineira de Defesa do Ambiente

O projeto visa levantar e disponibilizar informações (em site próprio) que auxiliem o público a entender melhor a complexidade da questão ambiental e como atitudes simples podem contribuir com a redução dos impactos advindos das atividades industriais, buscando a conscientização de nosso papel como sujeitos e não “vítimas”.


2005 - 2008

Estudo do Potencial de Desenvolvimento Industrial com Ênfase na Metodologia de Desenvolvimento de Novos Produtos: O Caso do Norte de Minas Gerais

Participação: Coordenador

Financiamento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

A partir da situação observada na região norte do estado de Minas Gerais, em especial naquela próxima à cidade de Montes Claros, este projeto tem por principal objetivo analisar as possibilidades de desenvolvimento industrial baseado na cadeia de fornecimento das empresas locais e no potencial acadêmico e técnico dos profissionais locais, por meio da metodologia do processo de desenvolvimento de novos produtos, gerando subsídios ao desenvolvimento industrial regional.


2002 - Atual

Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto

Participação: Coordenador

Financiamento: FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos

A ação de design e engenharia do produto junto às empresas, em especial aquelas pequenas e médias (PMEs), é atualmente um fundamental diferencial competitivo. O parque industrial mineiro, fortemente consolidado, prescinde de uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento de novos produtos, que integre diferentes variáveis exigidas pelo mercado e determine a excelência da produção do estado. O LIDEP – Laboratório Integrado de Design e Engenharia do Produto, assume este papel de apoio à indústria, atuando a partir de uma abordagem multidisciplinar e integrada, voltada para o ciclo de vida, seja no desenvolvimento de produtos a partir de demandas apresentadas, como na transferência de tecnologias de projeto do produto, prototipagem e gestão de design para empresas e instituições do estado. O LIDEP constitui-se de uma estrutura integrada de pesquisadores que promove soluções em Projeto de Produto através de serviços de extensão e pesquisa, aplicando ferramentas de caráter técnico e metodológico. Desenvolve estudos em métodos de pesquisa; métodos de projeto do produto e métodos de trabalho em grupo, na busca de ferramentas adequadas à situação brasileira..

2001 - 2004

Mecanismos para Desenvolvimento de Produtos Madeireiros de Alto Valor Agregado

Participação: Pesquisador

Financiamento: FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

O projeto teve por objetivo a criação – e colocação em disponibilidade – de mecanismos para agregação de valor aos produtos madeireiros do Norte do Estado de Minas Gerais, visando a geração de renda, a manutenção do emprego, a fixação da mão-de-obra local, a sustentabilidade econômica e ambiental. Os mecanismos propostos propiciaram a geração de dados mais seguros para a fabricação de produtos, buscando-se a qualidade, a redução de custos, e evitando o desperdício de recursos. As Empresas foram beneficiadas tanto pelo aspecto mercadológico quanto pelo aumento de competitividade, no âmbito nacional e internacional.


2001 - 2003

Implicações da Utilização de Sistemas CAD no Processo Projetual: Aspectos Gerenciais; Ergonômicos e Organizacionais

Participação: Coordenador

Financiamento: FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

O objetivo principal do projeto foi avaliar as condições de implantação, utilização e gerenciamento de sistemas informatizados de apoio à atividade projetual em empresas brasileiras, notadamente aquelas situadas no estado de Minas Gerais, visando à otimização destes sistemas e melhoria das condições de trabalho daqueles com estes envolvidos, através da elaboração de recomendações e estratégias específicas. Além disso, visou divulgar experiências de utilização de sistemas CAD em Minas Gerais através de artigos científicos e/ou trabalhos técnicos, como forma de auxiliar empresas mineiras em processo de adoção destes sistemas, bem como aprimorar experiências já em andamento.

Postagens mais visitadas